Os eventos corporativos são todos eventos, hospitalidades, atividades sociais, encontros ou qualquer outro tipo de acontecimento social organizado ou financiado por uma empresa ou corporação.
Se você trabalha no marketing ou RH de uma empresa, provavelmente já deve ter participado ou mesmo organizado um desses eventos. Eles são importantíssimos para a cultura da empresa e servem para diversas coisas, tanto para o cliente quanto para os gestores e colaboradores. Quer saber mais sobre os eventos corporativos e descobrir qual o melhor para a sua empresa e como organizar? Então confira o restante do conteúdo que preparamos neste blog!
O que são eventos corporativos e para quem se destinam?
Como resumimos brevemente, um evento corporativo é todo evento realizado por uma empresa com uma meta ou objetivo em mente. Essa meta pode variar, sempre se pensa e planeja ela buscando o benefício da corporação.
O público-alvo dos eventos corporativos é muito amplo, variando entre:
- Funcionários e colaboradores;
- Clientes e consumidores;
- Parceiros;
- Clientes em potencial;
- Investidores;
- Partes interessadas;
- Gestores.
Os eventos corporativos são, principalmente, uma excelente forma de quebrar a rotina da empresa, gerar interação, reter e gerar conhecimento e criar uma aproximação, seja ela entre colaboradores, gestores ou mesmo clientes.
Para que servem os eventos corporativos?
Geralmente, organizam-se e realizem-se eventos corporativos para:
- Aproximar a marca do seu público;
- Anunciar novos produtos e serviços;
- Gerar conexões e fortalecer o networking;
- Estreitar o relacionamento de colaboradores, funcionários e gestores;
- Atrair clientes novos;
- Atrair investidores e parceiros;
- Fazer colaboradores de uma empresa adquirirem conhecimentos e experiências de profissionais especialistas;
- Reunir gestores e profissionais de um determinado setor;
- Várias outros finalidades.
Quais são os tipos de eventos corporativos?
Existem diversos tipos de eventos corporativos que sua empresa pode realizar ou que, caso seja a intenção, você pode participar. Confira agora, uma lista que separamos com os principais e suas descrições!
Palestra
É quase que impossível que você nunca tenha participado de pelo menos uma palestra em toda a sua vida. E olha que nem precisa ter sido no ambiente corporativo. Esse tipo de evento é famoso principalmente em escolas, faculdades, eventos voluntários e muitos outros lugares.
Um período de duração breve, geralmente não ultrapassando mais de 2 horas, com uma dinâmica mais descontraída, podendo ter participação do público ou não, geralmente discorrendo e divagando sobre algum tema importante ou de grande interesse para o público. Este é o resumo de uma palestra.
No caso dos eventos corporativos, as palestras servem para, no caso dos colaboradores e gestores, motivar ou, para os clientes e consumidores, informar sobre algum assunto relacionado à corporação.
Outro objetivo bastante comum desse tipo de evento corporativo é promover a aproximação entre o público e uma personalidade importante de algum segmento econômico, político ou cultural relacionado à empresa.
Muitas vezes elas não estão diretamente ligadas a atividade desempenhada pelos participantes na empresa, podem abordar direitos e deveres, questões éticas, práticas ou até qualidade de vida.
É muito comum também que as palestras sejam eventos secundários. Ou seja, ocorram como atividades em eventos maiores, como congressos, seminários e feiras.
Tipos de eventos corporativos: conferências
As conferências ou convenções são eventos maiores que duram no mínimo um dia (podendo chegar até a 1 semana, com programação variada durante os dias) e são usadas para fornecer informações a um público-alvo específico.
Por ter um nicho mais segmentado e fechado, os participantes das conferências geralmente já possuem um conhecimento prévio sobre o tema que vai ser tratado e, por isso, grande parte das conferencias trata de um assunto mais aprofundado e/ou técnico.
A conferência é um evento corporativo que se se baseia em alguns elementos da palestra, mas diverge em pequenas coisas, como a escolha de um tom mais formal e voltado para um maior número de pessoas e também, como citamos, pela escolha dos temas.
Outra diferença também se dá, pois, as conferências não precisam estar necessariamente no mesmo ambiente físico.
O foco do evento, em resumo, é voltado ao assunto debatido e à autoridade do conferencista, que costuma ser uma personalidade com grande apelo e reputação social, geralmente famosa no meio corporativo e na área escolhida.
As conferências são um formato popular e muito escolhido para eventos corporativos, pois podem ser adaptadas para atender a várias partes interessadas, incluindo funcionários, clientes, revendedores, investidores, etc.
Tipos de eventos corporativos: workshops e oficinas
Em resumo, os workshops e oficinas são como mini-cursos, que geralmente duram algumas horas corridas em um dia só e uma bela maneira de resumir como são esses eventos é com a frase: “a prática leva a perfeição”.
Este é um evento corporativo que traz elementos de uma oficina para permitir o compartilhamento de uma informação e de uma ideia ou o desenvolvimento de uma habilidade por pequenos grupos. O orientador age como um professor e deve dominar o assunto e ter a habilidade de auxiliar os participantes.
Para otimizar a interação e a qualidade das atividades, o workshop costuma ser limitado a um determinado número de participantes, tendo geralmente pré-inscrições e cadastros. Essa seletividade torna-se uma ótima estratégia de venda para os eventos corporativos e dá uma espécie de “exclusividade” para o workshop.
Feiras
As feiras de negócio são eventos corporativos que geralmente reúnem um grande número de convidados e empresas, servindo para expor seus produtos, serviços e projetos que irão ser apresentados no decorrer dela.
O principal intuito destes eventos é gerar oportunidades para fazer contatos, gerar negócios e networking e apresentar a marca para potenciais clientes, parceiros e investidores, já que, na maioria das vezes, a comercialização dentro da feira é proibida.
Geralmente realiza-se a feira com o objetivo de reunir empresas de um mesmo segmento e unir elas em um propósito comum.
Em alguns casos, uma empresa pode ser a organizadora geral ou anfitriã de uma feira ou exposição. Mas, na maioria dos casos, é mais comum que as empresas compareçam a essas feiras apenas como expositores.
Aqui, é comum encontrar estandes, testes gratuitos, materiais de propaganda e, principalmente, equipes prontas para explicar e auxiliar você sobre o produto delas.
Treinamentos
Os treinamentos também estão inclusos como parte do conceito de eventos corporativos. Só que, no caso desses processos, são destinados apenas à colaboradores, gestores e funcionários, diferente dos outros eventos citados, que podiam incluir investidores, parceiros, clientes e muito mais.
O objetivo dos treinamentos é transmitir novas informações, habilidades e conhecimentos para novos colaboradores ou mesmo funcionários antigos, que podem estar sempre aprendendo e melhorando.
Nesses eventos, abordam-se temas específicos e procura-se desenvolver habilidades ou atitudes relacionadas à execução de tarefas, costumando envolver a otimização e melhora interna e externa desses procedimentos, com o objetivo de qualificação e capacitação.
Tipos de eventos corporativos: eventos corporativos de lançamento ou inauguração
Os nomes desses eventos são bastante autoexplicativos. Geralmente se usa eles para criar empolgação, ânsia pelo lançamento, “hype” e entusiasmo pela inauguração ou lançamento de um produto ou serviço novo.
Esse evento corporativo é provavelmente o que possui público-alvo mais amplo e variado, já que envolve clientes, imprensa, partes interessadas e colaboradores e funcionários, muitas vezes combinando uma experiência educacional com uma celebração, podendo ter atrações, brindes, sorteios e muito mais.
Tipos de eventos corporativos: evento científico
Os eventos científicos são atividades que buscam reunir profissionais, pesquisadores e pessoas interessadas em diversos temas e áreas, para discutir e atender as diversas questões científicas, sempre tentando solucionar um problema específico.
Além disso, estes eventos também atuam como plataforma de divulgação para os trabalhos, promovendo e incentivando campos de pesquisa e pesquisadores e professores, sendo muito comum em universidades e corporações técnico-científicas.
Este evento pode incluir palestras, conferências, simpósios e muito mais outros tipos de confraternizações para envolver seus temas, dessa forma, organizando e personalizando a experiência de acordo com a empresa.
Como organizar um evento corporativo?
Assim como qualquer outro evento ou cerimônia, os eventos corporativos também precisam serem organizados e planejados com antecedência e de forma correta para garantir a perfeita execução dele e que os resultados venham.
Por isso, vale a pena ir atrás de uma empresa especializada em eventos corporativos, já que planejar, organizar e executar um evento do início ao fim pode ser um tanto quanto árduo e complicado.
Uma empresa de eventos irá organizar, planejar e garantir coisas como, por exemplo:
- Elaboração da agenda e do cronograma do evento;
- Seleção de fornecedores;
- Definição do público-alvo e divulgação adequada;
- Cuidados com a segurança de todos participantes;
- Planejamento e logística;
- Experiências e atrações;
- Atenção ao pré, durante e pós evento.
Pronto para realizar eventos corporativos?
A escolha do tipo de evento corporativo que sua empresa pretende realizar depende, principalmente, de critérios como público-alvo e o objetivo da estratégia desejada.
Se sua empresa nunca realizou eventos e pretende começar agora, temos uma boa dica: promova pequenos encontros e escolher eventos menores, como palestras e workshops, até que sua marca e equipe ganhe fôlego e potencial para promover cada vez mais, eventos maiores.
Gostou do nosso conteúdo? Ele foi útil para você? Então compartilhe ele com outras pessoas que possam precisar dessas dicas para saber mais sobre eventos corporativos.